26 agosto, 2008

As melhores opções para levar dinheiro na viagem

Traveller checks

Procure comprar a moeda do país de destino antes de embarcar. Traveller checks costumam custar mais baratos e, além disso, são muito seguros pois você recebe um comprovante de compra que garante que você receba outros checks caso você seja roubado ou perca os mesmos (desde que apresente este comprovante). Por isso tenha sempre este comprovante com segurança e separado dos checks.

Dólar americano

Caso você não consiga comprar a moeda do país de destino antes de embarcar, compre dólares americanos. Você vai poder trocar no aeroporto de chegada. Porém não troque todo seu dinheiro no aeroporto, nem sempre eles oferecem o melhor câmbio. Troque um pouco para que você tenha o suficiente para os primeiros dias, até que você saiba onde trocar por um preço melhor. Fique sempre atento nas taxas de câmbio e nunca exiba uma grande quantidade de dinheiro em público.

Dinheiros e moedas

Não guarde todo o seu dinheiro num mesmo lugar, nem tudo na carteira. Use aquelas bolsinhas de elástico para usar na cintura por baixo da roupa. E evite tirar dinheiro de dentro dela em público.

São sempre bem-vindas, para pagar o ônibus, metrô, fazer ligações telefônicas e comprar refrigerante e guloseimas de máquinas. Mesmo em caso de programas de longa duração, o ideal é levar um valor em dinheiro suficiente para sua viagem inteira. Remessa de valores para o exterior através de transferências bancárias tem tarifas altas e nem sempre compensadoras quando o valor da remessa é pequeno. Verifique junto a seu banco qual a melhor maneira de enviar remessas ao exterior com tarifas mais interessantes.

Cartão de crédito internacional

Sempre uma vantagem desde que você saiba usá-lo com prudência, taxas de câmbio altas podem ser uma grande desvantagem. Você poderá utilizá-los para compras de passagens aéreas, de trem, restaurantes, hotéis, ligações telefônicas e compras em geral. Mastercard e Visa são bem aceitos no mundo inteiro, fáceis de sacar dinheiro em qualquer caixa automático com suas respectivas bandeiras.

Verifique com a administradora de seu cartão a melhor data para compras, tarifas para saques em moeda estrangeira, seu código de acesso para saques e para ligações telefônicas (PIN, CODE, PASSWORD), se você tem direito a um seguro saúde internacional, além da comodidade de usufruir dos serviços que eles oferecem como Salas VIP em aeroportos internacionais e etc.