26 agosto, 2008

Viagem com animais

A mala já está pronta? As passagens já estão nas mãos? E os documentos do seu amigão, você já preparou? Não! Então veja aqui o que você precisa providenciar antes de viajar para o exterior sem ter problemas na hora do desembarque.

Para viajar com o seu "amigão" ou "amigona", antes é necessário que o proprietário adquira um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) que é emitido, de forma gratuita, pelo Ministério da Agricultura(MA) dos aeroportos internacionais.

Para isso, é preciso agendar uma consulta com o médico veterinário do próprio MA destes aeroportos.

No dia da consulta marcada pelo MA, o proprietário deve levar um Atestado de Saúde ou Certificado Sanitário emitido pelo o seu veterinário de confiança e também o animal de estimação.

Neste atestado deve constar: nome, raça, informações do pedigree (se houver), estado geral de saúde do cão, dados completos do proprietário (CPF, RG, nome completo, etc.), carteira de vacinação atualizada (V8 ou V10, Raiva - principalmente).

Neste mesmo dia, as vacinas para serem aprovadas, devem ter sido aplicas num período acima de 20 dias, ou antes, de completarem um ano.

A validade do atestado de saúde emitida pelo veterinário de confiança tem validade por 3 dias, da data de emissão.

Já o CZI terá validade de 8 dias, da data de emissão até o embarque. Por isso fique atento quanto às datas!

Quanto ao transporte, consulte as condições exigidas pela empresa aérea na qual a viagem será realizada, pois há particularidades entre elas.

Para o animal, é importante que durante um mês antes da viagem, já venha recebendo uma alimentação mais reforçada, talvez com um suplemento vitamínico extra, para minimizar o estresse natural que o animal irá sentir (pois passará por vários ambientes estranhos).

Também é importante que o proprietário dê um calmante oral ao seu animal de estimação 30 minutos antes do embarque. O veterinário de confiança pode prescrever um adequado e já calculando conforme o tempo médio da viagem.