02 outubro, 2010

Catedral Metropolitana do Rio ganha nova iluminação multicolorida

Sistema com 91 projetores de LED tem possibilidade de 2 mil cores diferentes.
Iluminação foi inaugurada na noite desta sexta-feira (1º).
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro - a Catedral Metropolitana - na Avenida Chile, no Centro da cidade, ganhou nesta sexta-feira (1º) nova iluminação multicolorida em LED. Projetado pela Rio luz, o sistema conta com 91 projetores de LED, com possibilidade de 2 mil cores diferentes, distribuídos entre o corpo principal da igreja, o campanário e a estátua em homenagem ao papa João Paulo II.
Catedral Metropolitana do Rio ganhou nova iluminação nesta sexta (1) (Foto: Marcos de Paula / AE)
O sistema informatizado permite controlar as combinações, alternâncias e velocidade de projeção, além do programar dia e hora das projeções. As lâmpadas de LED têm o dobro da vida útil da lâmpada comum e consome cerca de 30 % menos energia.
O investimento total do projeto – que também incluiu a substituição da antiga iluminação do estacionamento – foi de R$ 1,972 milhão.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, do pároco da Catedral, monsenhor Aroldo Ribeiro, do prefeito Eduardo Paes, entre outros.
O último projeto de iluminação da Catedral Metropolitana foi realizado em 1998, para a visita do papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, utilizando iluminação convencional.
Catedral Metropolitana do Rio
Dois momentos do sistema que permite projeção de 2 mil cores (Foto: Divulgação Prefeitura do Rio / Beth Santos )

Fonte: Globo.com