04 março, 2011

O que abre e fecha no Rio de Janeiro durante o Carnaval

Diversas ruas serão fechadas para a passagem de mais de 400 blocos no Carnaval do Rio. Com isso, as linhas de ônibus, que operam com frequência habitual de feriado, vão sofrer alterações no itinerário. O metrô vai operar em regime especial para o transporte dos foliões durante a madrugada. Confira o que abre e o que fecha na capital do Rio de Janeiro no feriado prolongado:

Bancos:
Sábado, domingo, segunda e terça-feira: Agências fecham nestes dias. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dias 7 e 8 de março poderão ser pagos no próximo dia útil, 9 de março, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Quarta-feira: Agências reabrem a partir das 12h.

Correios:
Sábado: Horário normal, lembrando que a maioria das agências permanece fechada aos sábados. Somente aquelas que funcionam em horário especial, como a do aeroporto Tom Jobim, abrem.
Domingo: Agências permanecem fechadas. Abrem apenas as que trabalham em regime de plantão, sendo que os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta não funcionam.
Segunda-feira: Agências permanecem fechadas. Abrem apenas as que trabalham em regime de plantão, sendo que os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta não funcionam.
Terça-feira: Agências permanecem fechadas. Abrem apenas as que trabalham em regime de plantão, sendo que os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta não funcionam.
Quarta-feira: Agências reabrem normalmente a partir do meio-dia.

Shoppings:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: As lojas podem abrir normalmente no sábado. Os estabelecimentos que funcionarem no domingo, não poderão abrir antes das 8h de quarta-feira (9). Como parte do acordo de Natal firmado pelo Sindilojas, os seguintes estabelecimentos não poderão abrir na segunda-feira (7): Bangu Shopping, Barra Shopping e New York City Center, Botafogo Praia Shopping, Carioca Shopping, Center Shopping Rio, Ilha Plaza Shopping, Norte Shopping, Shopping Nova América, Shopping Rio Sul e West Shopping.

Comércio:
Sábado: Funciona normalmente.
Domingo: Os estabelecimentos que abrirem no domingo, permanecerão fechados na segunda-feira (7) e na terça-feira (8), podendo abrir novamente só após o meio-dia de quarta-feira (9)
Segunda-feira: Podem abrir as lojas que não abriram no domingo (6)
Terça-feira: Todas as lojas devem permanecer fechadas.
Quarta-feira: Comércio volta a funcionar normalmente a partir do meio-dia.

Ônibus:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: As linhas funcionam com frota habitual. Mudanças de itinerário podem ocorrer devido à passagem de blocos de Carnaval.

Metrô:
Sábado: Linha 2 (Pavuna-Botafogo) vai operar até a praça General Osório, sem a necessidade de transferência. Linha 1 (General Osório-Saens Peña) opera normalmente.
Domingo, segunda-feira e terça-feira: Linha 2 (Pavuna-Botafogo) opera em regime 24h a partir das 0h de domingo às 23h de terça-feira (8). As estações de Catete, Presidente Vargas e Maracanã permanecerão fechadas até as 5h de quarta-feira (9). As linhas de Metrô na Superfície e Barra Expresso vão sair da estação Siqueira Campos entre sábado (6) e terça-feira (8), em horário habitual (sem funcionamento durante a madrugada). As linhas 696A e 634A (Nova América/Del Castilho - Fundão) e 401A e 401B (Estácio - Rio Comprido) não rodarão de sábado a terça.
Quarta-feira: metrô volta a operar em horário normal.

Trens:
Sábado e domingo: Horário normal com cinco partidas de trens paradores durante a noite e a madrugada nos ramais Japeri, Santa Cruz, Saracuruna e Belford Roxo.
Segunda-feira: Funcionamento normal de feriado, acrescido de cinco trens paradores em cada ramal durante noite e madrugada.
Terça-feira: Horário normal de domingo, sem os trens extras da madrugada.
Quarta-feira: Frequências de 30 minutos entre os trens até as 10h. Após as 10h, funcionamento retoma a rotina.

Barcas:
Sábado e domingo: Horário normal de final de semana.
Segunda-feira: As que fazem o trajeto Praça XV-Niterói e Niterói-Praça XV terão, entre 6h e 10h e 16h e 20h, intervalos de 15 minutos. Nos demais horários, as partidas serão a cada meia hora. No trajeto Praça XV-Charitas haverá, entre 6h e 10h e 16h e 20h, intervalos de 20 minutos. Nos demais horários, de 50 minutos. As linhas Cocotá e Paquetá terão funcionamento normal.
Terça-feira: A Praça XV-Niterói terá intervalos de 30 minutos. As linhas Cocotá e Charitas não funcionarão. Na linha Paquetá, o funcionamento é normal. Linhas que atendem Angra, Ilha Grande e Mangaratiba permanecem inalterados.
Quarta-feira: A Praça XV-Niterói e a Niterói-Praça XV terão, entre 6h e 10h e 16h e 20h, intervalos de 15 minutos. Nos demais horários, as partidas serão a cada meia hora. Na Praça XV-Charitas, entre 6h e 10h e 16h e 20h, os intervalos serão de 20 minutos. Nos demais horários, intervalos de 50 minutos. As linhas Cocotá e Paquetá terão funcionamento normal.

Lixo:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: A maioria dos bairros terá coleta domiciliar em horário normal. Haverá alterações no Centro e na Estrada Intendente Magalhãos, em Campinho, e nas ruas interditadas para a passagem de blocos de Carnaval. No Centro, a coleta inicia às 15h. No sábado (5) e segunda-feira (8), a coleta domiciliar será antecipada de 19h para 7h na Estrada Intendente Magalhães (no trecho do Largo do Campinho até Rua Carlos Xavier), Rua Domingos Lopes, Praça dos Lavradores, Rua Capitão Couto Menezes, Praça Inácio do Canto, Rua Alaíde, Rua Felipe Frutuoso, Rua Maria José, Praça dos Lavradores, Rua Carlos Xavier, Rua Diniz Barreto, Rua Candido Benício (até a Travessa Carlos Xavier) e Rua Ernani Cardoso (até Rua Padre Manso).

Saúde:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: Os postos de saúde vão permanecer fechados. O atendimento em hospitais, emergências e Unidades de Pronto Atendimento segue normalmente nas redes públicas municipal, estadual e federal.

Água:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai fazer atendimentos emergenciais 24h através da central de atendimento da Cedae, no 0800 2821 195. As agências voltam a abrir na quarta-feira ao meio-dia.

Delegacias:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira:Funcionam normalmente durante todo o feriadão.

Luz:
Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira: As agências da Light permanecerão fechadas. Para atendimentos comerciais e emergências, o numero do Disque-Light é 0800-282-020. O serviço fica disponível