19 março, 2011

Salão Estadual do Turismo–Rio de Janeiro 2011

Salão dos Destinos Turísticos  .  Mostra de Artesanato
Apresentações Culturais  .  Palestras  .  Workshops

salao estadual do turismo

Faça sua inscrição, clique aqui

 

O Evento

Com o objetivo de evidenciar e promover o desenvolvimento do turismo no interior do Estado do Rio de Janeiro, bem como fomentar ações para o aumento do fluxo de turistas e a geração de novos negócios, o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, a TurisRio e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro – FC&VB-RJ em parceria com diversas entidades do setor de turismo do nosso estado, estarão promovendo nos dias 13 e 14 de maio de 2011, a terceira edição do Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. O evento acontecerá em Teresópolis – Rio de Janeiro.


Durante dois dias, os destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro e da região sudeste e seu trade turístico serão apresentados às operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadores de eventos e jornalistas especializados. Além do Salão Estadual, também será realizado o Congresso que reunirá palestrantes e autoridades de renome nacional que apresentarão temas importantes para o setor turístico, uma mostra de artesanato das regiões turísticas e a apresentação de manifestações artísticas e culturais que projetam os destinos do Rio de Janeiro.


A importância do evento se dá ao fato de que o turismo no Brasil vive um grande momento, com toda a sua riqueza cultural e natural, dispensa adjetivos. As ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo estão fazendo com que o turismo evolua profissionalmente e com qualidade, colocando essa atividade econômica como uma das principais do País.


Uma das iniciativas do Ministério do Turismo é estimular a criação dos Salões nos estados. Dessa forma, a criação em 2009 do Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro proporcionou a consolidação do evento como o principal no segmento de promoção turística do estado, o fórum oficial de debates para o desenvolvimento turístico e local que reunirá as ações e projetos que visam fazer do Estado do Rio de Janeiro uma referência de destino para as diversas áreas do turismo.


Com suas atrações mundialmente conhecidas, o Estado do Rio de Janeiro, conta com regiões costeiras, com praias concorridas, rotas de natureza, aventura pela região serrana e percursos históricos por fazendas de café no Vale do Paraíba. Entre os 65 municípios brasileiros considerados pelo Ministério do Turismo, como indutores do desenvolvimento turístico de suas respectivas regiões, cinco estão no Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Armação de Búzios, Paraty, Petrópolis e Rio de Janeiro. Esses destinos foram escolhidos pela capacidade de atrair e distribuir um número significativo de turistas e dinamizar a economia do entorno. A curva de crescimento do setor de turismo e hotelaria no estado do Rio de Janeiro aponta para perspectivas otimistas, principalmente com as oportunidades que serão geradas pela Copa de 2014, no Brasil e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.


Desta forma, o Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro vem ratificar a importância da atividade turística como indutora e multiplicadora de desenvolvimento, geradora de renda e emprego, fortalecendo o turismo interno em cada destino através da participação profissional em eventos.

Não fique de fora do maior evento de promoção turística do Estado do Rio de Janeiro