08 abril, 2011

BRS Copacabana–Rio de Janeiro

 

Indo e vindo. BRS Copacabana também no sentido Ipanema

No dia 9 de abril, menos de dois meses após o sucesso da implementação do BRS da Nossa Senhora de Copacabana, entra em operação a segunda fase do sistema. Desta vez, no sentido Ipanema, nas Ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia. BRS – Bus Rapid Service – é uma sigla inglesa para designar um serviço de ônibus rápido. O BRS vai promover a melhoria da circulação do transporte coletivo, o que permitirá reflexos positivos para os deslocamentos individuais e para os operadores. O Rio vai contar com mais de 20 corredores de BRS.

 

 

Como identificar as linhas de ônibus

BRS 1 – são as linhas radiais do Consórcio Intersul (cor amarela) e ligam a Zona Sul ao Centro, com sete pontos de parada na Nossa Senhora de Copacabana, seis pontos na Barata Ribeiro e dois na Raul Pompeia.

BRS2 – são as demais linhas do Consórcio Intersul (cor amarela), e também tem seis pontos de parada na Nossa Senhora de Copacabana, cinco na Barata Ribeiro e dois na Raul Pompeia.

BRS 3 – são as linhas que chegam a Copacabana operadas por outros consórcios. As linhas que vêm do Consórcio Internorte são identificadas pela cor verde, do Consórcio Santa Cruz pela cor vermelha e do Consórcio Transcarioca pela cor azul. Essas linhas têm seis pontos na Nossa Senhora de Copacabana, cinco na Barata Ribeiro e três na Raul Pompeia.

 

Como identificar os ônibus

Na frente de cada ônibus existe um adesivo com a sigla BRS e o número 1, 2 ou 3, correspondente à identificação dos abrigos.

Como identificar os pontos

Todos os pontos de ônibus contarão com abrigos identificados com os números 1, 2 ou 3, de acordo com a origem e o destino da linha. Serão exibidas também informações sobre todas as linhas que param naquele ponto e nos próximos. Para ajudar os clientes do transporte por ônibus, estão sendo distribuídos folhetos informativos em Copacabana e em terminais de onde saem linhas para o bairro. Folhetos com o mapa dos pontos, com informações em português e inglês, também ficarão disponíveis nas recepções dos hotéis da região.

 

O que é permitido aos ônibus

Os ônibus só poderão circular dentro da faixa do BRS. E são obrigados a parar nos abrigos, de acordo com os grupos (BRS 1, BRS2 e BRS3) a que pertencem.

 

mapa-pontos-de-onibus-brs