15 abril, 2011

Eu boteco, Tu botecas, Nós Comida di Buteco

Petiscos tiveram que ser desenvolvidos com ingredientes da feijoada.

comida di boteco

A partir de hoje (sexta-feira  / 15/04011), o carioca participa de uma eleição em que os ingredientes que originaram a feijoada dão as ordens. Pelo quarto ano, o Rio de Janeiro recebe o concurso “Comida di Buteco”, considerado o maior evento de gastronomia popular. A competição pelo prêmio de melhor boteco da cidade durará um mês.

Nessa edição, todos os petiscos concorrentes, além de inéditos e exclusivos, tiveram que ser desenvolvidos pelos bares sempre com um destes quatros elementos na receita: feijão preto, carne seca, laranja ou farinha de mandioca.

A escolha dos ingredientes foi feita pelo gastrônomo e realizador do concurso, Eduardo Maya: “O objetivo do concurso ‘Comida di Buteco’ é resgatar a culinária de raiz do Brasil. Por isso busquei em nossos ancestrais colonizadores portugueses e índios os ingredientes que hoje conhecemos bastante na composição da feijoada”, esclareceu Eduardo.

Se para concorrer os botequins selecionados passaram por uma peneira rigorosa, para o público em geral fazer parte do concurso será muito mais fácil: basta ir a um dos bares participantes, comer o petisco indicado e dar a sua nota. A lista de todos os concorrentes poderá ser acessada em breve através do site oficial do concurso.

Decisão compartilhada
Como já ocorreu nos últimos 3 anos, o ganhador sairá de uma decisão compartilhada entre o julgamento popular e os votos de um júri de especialistas. Para ser o vencedor, o boteco deve zelar pelo atendimento, temperatura da bebida e higiene, além de, obviamente, apresentar um saboroso petisco.

O evento, que começou há 12 anos em Belo Horizonte, não para de crescer. Em 2010, o público total nos bares concorrentes, em todas as cidades onde foi realizado, chegou a 1,9 milhão. Para este ano, a expectativa é de que haja um aumento de cerca de 30 % no número de votos somente no Rio. Com o slogan: "Eu boteco, Tu botecas, Nós Comida di Buteco", 31 botecos do Rio participarão do festival.