25 maio, 2011

Dicas úteis para você vencer o medo de avião

 

Veja algumas informações importantes e dicas úteis para você vencer o medo de avião.
Um dia antes do voo, alimente-se corretamente e durma bem. Isso ajuda a você estar mais relaxado no dia da viagem de avião.
Chegue mais cedo ao aeroporto, assim, você pode fazer o seu check-in tranquilamente, despachar a bagagem com calma, comprar alguma coisa, beber ou comer algo e relaxar antes de embarcar no avião.
Evite sentar-se na janela, o simples fato de ver a altura em que o avião está voando e a asa balançando durante o voo, que é normal, aumentam sua ansiedade e a sensação de medo.
Durante todo o voo, ocupe sua mente com pensamentos positivos e lembranças boas e nunca pensando em coisas negativas.
Não tome bebida alcoólica a bordo e evite comida gordurosa. Mantenha a respiração tranquila durante todo o voo.
Opte pela poltrona no corredor, você vai se sentir mais confortável e tem como esticar as pernas. A cada 2 horas, levante-se e dê uma volta para evitar problemas circulatórios.
Na poltrona do avião à sua frente, costuma existir uma revista de bordo da companhia aérea, com dicas de exercícios que você pode fazer sentado(a), para o relaxamento das pernas, ombros e braços.
Para diminuir o desconforto nos ouvidos, use um plug de ouvido, masque chicletes ou faça exercícios faciais como fingir mastigar e engolir algo.
Se você tem alguma religião, rezar a bordo ajuda você a relaxar mais.
Para não ficar entediado(a) a bordo e acabar aumentando a sua ansiedade, principalmente em voos longos, leve revistas, jornais ou livros para ler, mp3 ou mp4 player para ouvir suas músicas favoritas, jogos passa-tempo, cartas ou brinquedos para se divertir, converse, durma e assista a filmes e programas, caso a aeronave ofereça esta possibilidade.
Dormir no avião nem sempre é uma tarefa fácil porque as poltronas costumam ser desconfortáveis. Algumas companhias aéreas oferecem cobertor e um pequeno travesseiro. A máscara com plug de ouvido e a almofada para pescoço são acessórios que ajudam você a ter um sono melhor a bordo.
Evite viajar sozinho(a), mas se tiver que viajar nesta condição, observe os demais passageiros ou puxe conversa com os demais passageiros ao seu lado, para que você esqueça um pouco que está voando e possa curtir mais o voo.
Saiba que o barulho que a turbina faz não é o mesmo sempre, ele é mais forte durante os procedimentos de decolagem e o pouso e mais tranquilo quando o avião alcança a altitude de cruzeiro, logo, não se assuste se ouvir diferenças no tom da turbina.
O avião não fica sempre na mesma altitude, durante o voo pode ser necessário girar, subir e descer, conforme a decisão dos pilotos. Portanto, quando isso ocorrer, saiba que são procedimentos comuns. Este conhecimento ajuda a não aumentar ainda mais o medo de avião.
Passar por uma turbulência em viagem de avião é muito comum, porém, algumas vezes os pilotos podem prevê-las antecipadamente e evitá-las. Por isso, use o cinto de segurança sempre que estiver sentado(a) e saiba que o avião balança mesmo, quando passa por áreas turbulentas. Apesar deste ser um dos momentos mais temidos por quem tem medo de avião, mantenha a calma e saiba que logo vai passar.
Por fim, saiba que os comissários de bordo são treinados para lidar com o medo de avião dos passageiros. Se você estiver sentindo-se mal, peça a ajuda de um(a) deles.

aviao