23 maio, 2011

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO PARA LOCAIS DE TREINAMENTO PRÉ-JOGOS Rio 2016

rio 2016

 

COMITÊ RIO 2016 REÚNE CENTENAS DE PRÉ-SELECIONADOS NO SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO PARA LOCAIS DE TREINAMENTO PRÉ-JOGOS

 

Treinamento das delegações estrangeiras levará benefícios dos Jogos a outras cidades do Brasil

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 recebeu nesta segunda-feira, dia 23, representantes das instalações pré-selecionadas após a primeira fase do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos para um Seminário de Orientação, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O seminário teve como objetivo orientar os participantes pré-selecionados em relação às próximas fases do processo, direitos, deveres e oportunidades. Ao todo, 355 instalações foram pré-selecionadas em 150 municípios de 22 estados das cinco regiões do país.


O evento contou com a participação do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do Presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons; além de autoridades e representantes do Rio 2016 e das instalações pré-selecionadas.


Para Carlos Arthur Nuzman, o desenvolvimento e o incentivo ao esporte nas cidades que receberão delegações Olímpicas e Paraolímpicas serão o grande legado do projeto. “Os Jogos são no Rio, mas pertencem ao Brasil. Essa é a oportunidade para qualificarmos essas instalações e desenvolver o esporte nas cinco regiões do país, além de promover o turismo nas cidades que forem cadastradas. É isso que ficará para a população e para as gerações futuras”, afirmou.


O Governador Sérgio Cabral ressaltou que o legado dos Jogos Rio 2016 já está sendo construído por meio de programas como o de Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. “A grande argumentação da campanha de candidatura do Rio era a de que podíamos deixar um legado para o Rio, para o Brasil e para a América do Sul com os Jogos Olímpicos. Esse processo já é parte da construção desse legado”, afirmou Cabral.
Andrew Parsons lembrou que, enquanto os Jogos Olímpicos estiverem acontecendo no Rio, os atletas Paraolímpicos estarão em período de aclimatação em todo o Brasil e que uma melhor acessibilidade nas cidades selecionadas é outro benefício que ficará para a população. “As necessidades dos Comitês Paraolímpicos Nacionais são muito semelhantes às dos Comitês Olímpicos Nacionais, mas é preciso que as cidades pensem no incremento da acessibilidade, em meios de transporte adaptados para que possam receber delegações paraolímpicas e mostrar que estão preparadas”, explicou.


O Diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, informou que foram percebidas algumas dificuldades por parte dos interessados no preenchimento dos formulários de inscrição. Devido ao ineditismo do processo e ao objetivo de proporcionar a oportunidade de participação ao maior número possível de municípios, o Comitê Organizador decidiu oferecer àqueles que não forneceram todos os documentos ou informações requisitados a possibilidade de completar suas inscrições até o dia 30 de maio. “Tivemos um número recorde de inscrições e isso só reforça o nosso entendimento de que essa é uma oportunidade fantástica para o desenvolvimento do esporte no país”, comemorou Agberto Guimarães.


O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos vai identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas ao país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.
O processo, dividido em fases (ver “Etapas do Processo”), terminará em janeiro do ano que vem com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tiverem cumprido as exigências do regulamento e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 – a ser distribuído para todos os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.


ETAPAS DO PROCESSO
17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Inscrição: período para preenchimento completo online do Formulário de Inscrição disponível no site oficial Rio 2016.
17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Pré-Seleção: os interessados preencheram o Formulário de Pré-Seleção online, comprovaram o atendimento aos requisitos de participação e enviaram eletronicamente toda documentação exigida no regulamento.
2 de maio de 2011 – Divulgação da lista de instalações pré-selecionadas após a primeira fase do processo. 
23 de maio de 2011 – Seminário de Orientação sobre as demais fases do Processo para Cadastramento e Seleção e sobre os direitos e deveres dos responsáveis pelas instalações e as oportunidades e o legado. 
23 a 30 de maio de 2011 – Documentos de garantia: envio pelo correio do Termo de Adesão assinado pelo representante da instalação e do Termo de Cooperação assinado pelos representantes da instalação e da cidade.
23 de maio a 29 de junho de 2011 – Formulários descritivos e upload de documentos: preenchimento on-line de formulários referentes à infraestrutura da instalação, da área de treinamento da instalação, turismo/cultura/esporte da cidade, dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade e upload de documentos.
15 de agosto a 11 de novembro de 2011- Realização de visitas e reuniões técnicas agendadas.
22 de agosto a 25 de novembro de 2011 – Relatório Técnico: envio pela Comissão Avaliadora do Relatório Técnico e das sugestões de adequações necessárias (se houver) ao atendimento dos requerimentos técnicos dos esportes olímpicos e paraolímpicos.
05 de setembro a 16 de dezembro de 2011 – Orçamento e cronograma: envio online da previsão de orçamento e cronograma para a execução das eventuais obras de intervenção necessárias ao atendimento dos requerimentos técnicos dos esportes olímpicos e paraolímpicos.
16 de janeiro de 2012 – Divulgação do resultado: divulgação das instalações selecionadas a participar do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.
16 a 27 de janeiro de 2012 –Assinatura do termo de compromisso das instalações selecionadas.
Julho de 2012 - Publicação e divulgação para os Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paraolímpicos Nacionais do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012.
A partir de Julho de 2012 - Fase de acompanhamento das eventuais obras de intervenção necessárias nas instalações.

Fonte: rio2016