13 dezembro, 2011

Fórum Internacional de Futebol (Footecon)

2014 FIFA World Cup

Copa do Mundo da FIFA 2014-

Na última semana, o ex-jogador alemão Jürgen Klinsmann, atual treinador da seleção dos Estados Unidos, esteve na sede do Comitê Organizador Local (COL). Klinsmann esteve no Rio de Janeiro para participar do Fórum Internacional de Futebol (Footecon) e aproveitou sua passagem pela cidade para conhecer a estrutura do COL, o monitoramento de estádios e conversar com responsáveis pela área de Competições. Durante a visita, que aconteceu na quinta-feira (8), o treinador expressou sua expectativa de que a Copa do Mundo da FIFA 2014 “será memorável em todo o mundo e, em especial, para a população brasileira”.

“Há muitas questões de infraestrutura para que as sedes recebam as seleções, mas eu creio que a próxima edição deverá ser lembrada principalmente pelos brasileiros”, disse Klinsmann. Um dos exemplos de mudanças catalisadas para 2014 que beneficiarão milhões de pessoas em todo o Brasil é a melhoria do transporte público. Uma das novidades neste quesito é de que a sede de Fortaleza, no Nordeste do país, deverá inaugurar em 2012 a Linha Sul do metrô, que ligará as regiões Sul e Central da cidade e está praticamente pronta.

O legado da realização do evento para um país continental como o Brasil, em 12 sedes espalhadas de norte a sul do país, começa a apresentar resultados claros. A preparação nas cinco regiões do país para receber os visitantes nacionais e estrangeiros e aproveitar o aquecimento esperado para diversos setores da economia gera capacitação e oportunidades. Como exemplo, são observadas a qualificação de serviços e geração de empregos e, ainda, é esperada a participação de milhares de pessoas no programa de voluntariado.

Quem deseja ser voluntário da Copa do Mundo da FIFA 2014 está cada vez mais próximo de se candidatar. A expectativa do COL e da FIFA é de que as inscrições sejam abertas no primeiro semestre de 2012. Há uma estimativa de cerca de 80 mil inscritos no programa de voluntariado, dos quais 15 a 18 mil pessoas serão selecionadas. Este tipo de trabalho, fundamental para a realização do maior evento de futebol do planeta, foi homenageado em todo o mundo no dia 5 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas como o Dia do Voluntário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail voluntarios@brasil2014.com.br