15 dezembro, 2011

Informações e dicas úteis sobre como economizar em hotéis

 

Quem não está acostumado(a) a fazer reserva de hotel ou pousada, pode ter dificuldades na hora de escolher um(a). Por isso, vou dar algumas dicas úteis para quando você for fazer sua próxima reserva em um meio de hospedagem.

Informações e dicas úteis sobre como economizar em hotéisHotéis de luxo ou mesmo os mais econômicos podem custar caro, isto, se você aceita a primeira tarifa que apresentam a você. Viajantes experientes aprenderam com o tempo como obter grandes promoções em quartos de hotel e você deve usar o seu tempo para explorar a internet, antes de fazer a sua reserva.

Em cidades de praia, por exemplo, hotéis na orla custam geralmente mais caro do que hotéis em ruas paralelas e transversais, a poucos metros do mar. Evite bairros turísticos se quiser economizar em hospedagem.

Quase todo hotel oferece diversos tipos de apartamentos e suítes, nos quais vale a regra de quanto mais mordomia, mais cara a tarifa. Por isso, pense bem na utilidade de um ar condicionado ao invés de um ventilador, uma tv de lcd ao invés de uma tv de 14 polegadas, uma vista para o mar ao invés de uma vista comum, enfim, se você é daqueles que vai passar poucas horas no hotel, opte pelo apartamento mais simples, geralmente chamado de standard. Se ao contrário, pensa em passar muitas horas no hotel, opte por algo mais confortável e por sua vez, mais caro.

Se você pretende viajar em feriados, prepare-se para pagar mais caro, pois, geralmente os hotéis e pousadas lotam nesta época e montam pacotes fechados, onde o hóspede deve entrar e sair nos dias estipulados. Outra dica importante para quem compra um pacote de hospedagem nos feriados, principalmente. Não aceite cobrança integral antecipada do valor do pacote, pague antes no máximo 50% do valor. Se ao chegar ao hotel ou pousada, você não gostar do que viu, você não perde todo o valor pago, já que os estabelecimentos costumam criar dificuldades para devolver o dinheiro pago em caso de uma saída antecipada ou desistência.

Evite chegar ao hotel ou pousada sem ter feito reserva. Além de correr o risco dele(a) estar lotado(a), provavelmente eles vão te cobrar a chamada tarifa balcão, que é a mais cara sempre.

Cidades de negócios costumam ter hospedagem mais cara durante a semana e mais barata nos finais de semana. Já nas cidades turísticas, esta lógica costuma ser inversa. Pense sobre isso se quiser gastar menos.

Se você for viajar em grupo, negocie as condições com o hotel ou pousada. Geralmente são oferecidos preços de diárias mais baratos e até cortesias de apartamento, de acordo com a quantidade de hóspedes.

Dezenas de sites na internet oferecem aos viajantes tarifas mais em conta. Estes sites são muito populares entre os viajantes freqüentes e podem oferecer ofertas incríveis, porém, leia todas as regras da reserva antes de confirmar a compra, para não se arrepender depois. Vale ficar de olho se todas as taxas cobradas estão inclusas no valor informado.

Para quem está acostumado(a) a fazer a reserva de hospedagem pela internet, a dica é sempre ler os comentários de outros hóspedes que já se hospedaram no hotel ou pousada, ao invés de acreditar apenas em fotos, que podem ser muito enganosas.

Não seja tímido(a) na hora de pedir um desconto na tarifa. Cada Real economizado por você, pode servir para comer fora, fazer um passeio extra na cidade, comprar algo mais, etc. Portanto, converse com o hotel ou pousada e peça desconto na tarifa. O ideal é falar direto no setor de reservas, quando houver. Se isto não for possível, negocie direto com o supervisor de reservas ou recepção ou mesmo o gerente do hotel.

Se você organizar uma conferência ou reunião em um hotel ou resort, saiba que estes meios de hospedagem têm uma tarifa com desconto para seus convidados e conhecidos, mas claro, se você perguntar sobre tais tarifas.

Caso você seja um viajante freqüente corporativo, faça o cartão de fidelidade das redes de hotéis que mais frequenta, você acumula pontos que podem valer hospedagem grátis e benefícios depois. Você deve sempre se hospedar em hotéis que lhe dê descontos nas tarifas, conforme a empresa em que trabalha e a quantidade de estadias durante o ano.

Muitos hotéis oferecem descontos na diária para membros de seus programas de fidelidade, das Forças Armadas, educadores, idosos, associações de classe, estudantes, crianças, entre outros. Pergunte sobre isso antes de reservar.