26 dezembro, 2011

Réveillon em Copacabana

Objetivo é dar prioridade aos deslocamentos a pé até os pontos de ônibus e táxis. Avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro serão fechadas das 23h30 do dia 31 até as 2h do dia 1º de janeiro

Prefeitura anuncia o planejamento operacional para o Réveillon de CopacabanaA Prefeitura do Rio anunciou o planejamento operacional para o Réveillon de Copacabana (2011/2012), que este ano terá como tema do evento “2012: A virada do planeta”. Será abordada a questão da sustentabilidade, dando a largada para a Rio+20, conferência mundial das Nações Unidas que acontece no Rio de Janeiro no próximo ano.

O esquema operacional para o Réveillon 2011/2012 na orla de Copacabana foi apresentado à imprensa, no Centro de Operações Rio, pelo secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, que estava acompanhado pelo secretário de Transportes, Alexandre Sansão, secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, e secretário de Ordem Pública, Alex Costa. O planejamento conta ainda com a participação da Comlurb, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, MetrôRio e SuperVia.

Durante a apresentação da operação, montado em parceria com órgãos públicos municipais e estaduais, a prefeitura anunciou também uma nova mudança no trânsito de Copacabana para facilitar o escoamento e permitir o fluxo seguro das pessoas: pela primeira vez, das 23h30 do dia 31 às 2h do dia 1º de janeiro, não será permitida a circulação de veículos na Rua Barata Ribeiro (exceto no trecho por onde circularão os ônibus de linhas regulares) e na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com bloqueios nas principais transversais. A Prefeitura do Rio recomenda o uso de transporte público.

- Entre 23h30 e 2h, que é o horário de maior deslocamento das pessoas na praia, há um grande número de pessoas a pé. Por isso, é necessário que essas duas ruas estejam fechadas ao trânsito. As pessoas só terão que andar um pouco mais do que o habitual para chegarem até seus pontos de ônibus e metrô, mas ganharão tempo na hora de voltar para casa. Além disso, vamos organizar as linhas de ônibus nas ruas, de forma que não haja concorrência com carros e pedestres. Após o horário estabelecido, as vias serão reabertas e os ônibus voltarão aos seus itinerários normais. Vale ressaltar que o público deve sempre optar por utilizar o transporte público – explicou o secretário de Transportes, Alexandre Sansão.

Mais de 80 linhas regulares de ônibus, além do MetrôRio, atenderão à população. Não serão criadas áreas especiais de estacionamento e ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo).

Ônibus partirão de três pontos do bairro, de acordo com a região de destino. Passageiros que desejarem ir aos bairros da Zona Norte (Abolição, Méier, Tijuca, Vila Isabel, Triagem, Penha, Olaria, Ramos, Jacaré), Centro (Central, Lapa e Rodoviária) e Zona Sul (Urca e Glória) deverão se dirigir à Av. Barata Ribeiro, entre a Av. Prado Jr. e a Rua Rodolfo Dantas, e Rua Tonelero (entre a Praça Cardeal Arcoverde e a Rua Figueiredo de Magalhães), definida como área de embarque 1. A área de embarque 2 ficará na Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão), e destina-se aos passageiros que retornarão aos bairros do Centro, Cosme Velho, Largo do Machado, Grajaú e São Cristóvão. Eles deverão se dirigir à Av. Barata Ribeiro, entre a Rua Santa Clara, e a Rua Pompeu Loureiro, no lado direito da via.

A área de embarque 3 compreende a Rua Raul Pompéia (entre a Rua Sá Ferreira e Av. Rainha Elizabeth). Passageiros com destino aos bairros Cosme Velho, Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz deverão pegar os ônibus na Rua Raul Pompéia, entre a Rua Sá Ferreira e a Rua Rainha Elizabeth, no lado direito da via.

Os táxis contarão com bolsões de embarque pré-definidos. Passageiros que desejarem utilizá-los na volta para casa deverão se deslocar até as seguintes vias: Av. Princesa Isabel (na pista sentido Rio Sul e Centro), Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão - lado direito), além da Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Vieira Souto.

Com relação ao tema da festa em Copacabana, ações sustentáveis estarão presentes nas etapas de produção, montagem e desmontagem do evento. A grande festa deste ano contará com artistas consagrados e cenários aliados a novas tecnologias que prometem surpreender o público - estimado em dois milhões de pessoas. Durante a coletiva, o tema do Réveillon 2012 também foi lembrado pelo secretário Antonio Pedro, que aproveitou para explicar como a prefeitura vai colaborar com a questão da sustentabilidade:

- A cada ano temos pensado em um novo tema para dar mais glamour ao Réveillon e para destacar assuntos importantes. Ano passado lançamos o novo símbolo olímpico e esse ano vamos falar de um mote muito importante para o planeta que é a questão da sustentabilidade. É o Rio de Janeiro comandando a festa e com a responsabilidade de comandar a Rio+20 em 2012. Para isso, vamos começar a passar o recado desde o início do ano. Todo o material que está sendo utilizado para fazer o palco, as madeiras, as lonas, será reutilizado. As lonas, por exemplo, serão transformadas em estojos para os alunos da rede municipal de ensino; também haverá a neutralização do carbono durante a queima de fogos para reduzir o impacto no meio ambiente, além do plantio de mudas de árvores às margens do Rio Guandu – disse.

O maior evento a céu aberto do mundo é promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, que pelo quinto ano consecutivo assina a festa. O patrocínio do Réveillon de Copacabana 2012 é do Bradesco, Coca-Cola, Oi e Petrobras. Este ano, ao longo da orla de Copacabana e Leme, serão montados quatro palcos, com shows de Beth Carvalho, Latino, dj David Guetta, O Rappa, Blitz, etc.

Para o monitoramento da maior festa de Réveillon do mundo, o Centro de Operações Rio (COR) atuará integrado à central de órgãos públicos, presente na base operacional de Copacabana.

As vias de Copacabana também ganharam reforço de câmeras. Somente em dezembro, 25 novos equipamentos foram instalados no bairro. As festas programadas para outros bairros da cidade também receberão atenção especial. O Centro de Operações ainda será o responsável pelo suporte meteorológico da maior festa de Réveillon do mundo, conforme explicou o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osorio:

- Esse ano teremos um aumento de 25 câmeras funcionando no Réveillon de Copacabana, o que vai possibilitar um monitoramento muito mais detalhado do bairro; haverá comunicação direta dos gestores com o COR; e vamos trabalhar com antecedência na previsão do tempo, para que, em caso de chuva, possamos agir o mais rápido possível, evitando transtornos. Dessa forma, o COR estará em operação por 24h, para que a prefeitura continue evoluindo no seu planejamento, propondo sempre melhores condições operacionais para a cidade e para melhorar o conforto dessa grandiosa festa – afirmou.


ESQUEMA DE TRÁFEGO E TRANSPORTES

Para o Réveillon 2011/2012 será implantado esquema especial de trânsito em Copacabana e em todos os seus acessos do dia 30/12 a 01/01/2012. A operação de trânsito contará com a participação de 480 agentes de trânsito da prefeitura, entre Guardas Municipais e agentes da CET-Rio, com 40 viaturas e 40 motocicletas, e 30 agentes da Subsecretaria de Fiscalização, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas e nos acessos a Copacabana. Além disso, a Polícia Militar também atuará nos bloqueios externos de Copacabana com 48 homens.

Serão utilizados 20 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as restrições de estacionamento. Além destes, painéis fixos da CET-Rio também informarão as condições do tráfego. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio estará monitorando toda a área do evento com mais de 30 câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 18h do dia 30/12 e tem previsão de término às 19h do dia 01/01/2012.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

Às 7h do dia 31/12 será fechada a Av. Atlântica, pista junto à praia, do posto 6 até a Praça Alm. Júlio de Noronha. A pista da Av. Atlântica junto às edificações funcionará com a mão invertida (de Ipanema em direção ao Leme) e o acesso ao Leme será feito somente pela Av. N.Sª. de Copacabana e pela Rua Gustavo Sampaio.

A partir das 15h será interditada a pista da Av. Atlântica junto aos prédios, da Rua Joaquim Nabuco até a Av. Princesa Isabel. No Leme a pista junto às edificações permanecerá aberta para garantir a saída do bairro.

O fechamento total do bairro de Copacabana será às 18h, com 24 bloqueios externos em Ipanema (Rua Bulhões de Carvalho e outras), Lagoa (Corte do Cantagalo), e Botafogo (Rua Real Grandeza, Rua da Passagem, Rua Gal. Severiano, Rua Lauro Muller e Túnel do Pasmado). O fechamento das 18h não permitirá a entrada de carros de passeio no bairro de Copacabana, com exceção de ônibus, táxis, motocicleta, veículos com trânsito livre e viaturas de serviço (Bombeiros, Polícia, Trânsito, Ambulâncias, etc).

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Para preservar a circulação de veículos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição o estacionamento estará proibido da seguinte forma:
Proibição de Estacionamento na Rua Fernando Mendes:

Das 6h do dia 30/12 até as 10h do dia 01/01

• Rua Fernando Mendes, ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;

Proibição de Estacionamento no Leme:

Das 18h do dia 30/12 até as 10h do dia 01/01

• Rua Gustavo Sampaio, lado direito, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Rua Anchieta;
• Rua Antônio Vieira, ambos os lados, exceto nas baias existentes;
• Av. Nossa Senhora de Copacabana entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes;

Proibição de Estacionamento

Das 23h do dia 30/12 às 4h do dia 01/01

• Av. Atlântica: pista junto às edificações, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Prado Jr., ambos os lados, inclusive nas baias;
• Av. Atlântica: pista junto à praia, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme);
• Av. Atlântica: pista junto às edificações, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Prado Jr., ambos os lados, inclusive nas baias;
• Av. Atlântica: pista junto à praia, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme);
• Av. Nossa Senhora de Copacabana: ambos os lados, toda extensão;
• Rua Barata Ribeiro: ambos os lados, toda extensão;
• Rua Tonelero: lado direito, entre a Pça. Cardeal Arcoverde e o Túnel Major Rubens Vaz; lado esquerdo, entre a Pça. Cardeal Arcoverde e a Rua Santa Clara;
• Rua Figueiredo de Magalhães: ambos os lados, toda extensão;
• Rua Raul Pompéia, ambos os lados, toda extensão;
• Rua Visconde de Pirajá: ambos os lados, entre a Rua Farme de Amoedo e a Rua Gomes Carneiro;
• Rua Prudente de Morais, ambos os lados, entre a Rua Jangadeiros e a Rua Vinícius de Morais;
• Rua Pompeu Loureiro: lado direito, toda extensão;
• Av. Princesa Isabel: ambos os sentidos, ambos os lados;
• Av. Prado Júnior, ambos os lados, inclusive nas baias existentes;
• Rua Belford Roxo: no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados;
• Rua Ronald de Carvalho: no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados;
• Rua Duvivier: ambos os lados, no trecho entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
• Rua Rodolfo Dantas: ambos os lados (inclusive nas baias), em toda extensão;
• Rua República do Peru: ambos os lados (inclusive nas baias), no trecho entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
• Rua Paula Freitas: ambos os lados, no trecho entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
• Rua Hilário de Gouveia: ambos os lados, no trecho entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
• R. Siqueira Campos: ambos os lados, entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica;
• Rua Santa Clara: ambos os lados, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e Av. Atlântica;
• Rua Constante Ramos: ambos os lados, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e Av. Atlântica;
• Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados;
• Rua Xavier da Silveira: ambos os lados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica;
• R. Miguel Lemos: ambos os lados (inclusive nas baias), toda extensão;
• R. Henrique Dodsworth: ambos os lados;
• Rua Sá Ferreira: ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica;
• Rua Francisco Sá: ambos os lados, toda extensão;
• Rua Gomes Carneiro: ambos os lados, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Bulhões de Carvalho;
• Rua Rainha Elizabeth: ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Av. Rua Tereza Aragão;
• Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Av. Vieira Souto; (exceto para operação de Táxis das 23:30 às 02:30)
• Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados;
• R. Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a Rua Mena Barreto e o Túnel Velho;

Proibição de Estacionamento nos arredores da Estação Arcoverde – Metrô:

Das 7h do dia 31/12 às 04h00 do dia 01/01

• Rua Marechal Mascarenhas de Morais, ambos os lados, entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (Operação Metrô – saída do público);

Obs.: haverá uma Área de estocagem de ônibus na enseada de Botafogo. O fechamento do Aterro será a partir das 20h do dia 31/12.

 

COMO CHEGAR:

Para acessar a área do show, na Av. Atlântica em frente ao Copacabana Palace, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade.

ÔNIBUS DE TURISMO – não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto e na Av. Rio Branco.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização do automóvel particular.

A Seop atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
- Estaremos coibindo totalmente o estacionamento, pois ele atrapalha o fluxo das pessoas. Além de informar através dos banners, estaremos distribuindo panfletos para facilitar o escoamento do público e dos ônibus – disse o secretário de Transportes, Alexandre Sansão.

Além disso, oito reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo.

METRÔ - O MetrôRio realizará nos dias 31/12 e 01/01/12 o esquema especial de funcionamento para o Réveillon. Os cartões estão sendo comercializados por R$ 6 (ida e volta) e R$ 3,10 (ida ou volta). Os bilhetes de gratuidade devem ser obtidos também nos pontos de venda, mediante comprovação. Até o dia 24, das 8h às 20h, de segunda-feira a domingo, os cartões especiais estarão à venda em oito estações – Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. A partir do dia 25 de dezembro, a venda será feita somente nas estações Central, Carioca e Largo do Machado.

Serão comercializados 141,5 mil cartões especiais sendo 104 mil para ida e volta, 24,5 mil para ida e 13 mil para a volta, a mesma oferta de passagens do ano passado.

Como nos anos anteriores, entre 19h e meia-noite do dia 31/12, o embarque acontecerá com hora marcada e os cartões serão vendidos por faixa de horário. Desta forma, o passageiro terá o período de uma hora para embarcar. Cada horário terá o cartão diferenciado por uma cor, que simboliza os pedidos de bons fluidos para o Ano Novo. Os cartões para embarque entre 19h e 20h serão na cor azul (tranquilidade). Das 20h às 21h a cor será laranja (energia). Os cartões das 21h às 22h serão na cor verde (esperança), entre 22h e 23h, a cor será vermelho (paixão). Os cartões para o último horário, entre 23h e 24h, serão amarelos (fortuna). Nos cartões unitários de volta, a cor predominante é a branca (paz).

No dia 31/12, o MetrôRio funcionará entre 5h e 19h seguindo a operação padrão de sábado, com 20 trens em funcionamento e intervalos de aproximadamente 7min, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. O sistema de ônibus Metrô na Superfície encerrará suas atividades às 17h.

A partir das 19h, começará a operação especial de Réveillon. Durante a operação, que acontecerá entre 19h e 5h, não haverá transferência entre as linhas 1 e 2 – as composições farão diretamente o trajeto entre as estações Pavuna, Cardeal Arcoverde e Ipanema/General Osório. Para este evento, a venda de cartões é feita de forma antecipada e as viagens acontecem por faixas de horário.

Na ida, o usuário tem à disposição cinco horários para embarque, cada qual identificado por um cartão de uma cor: azul (das 19h às 20h), laranja (das 20h às 21h), verde (das 21h às 22h), vermelho (das 22h às 23h) e amarelo (das 23h às 24h). É importante destacar que o usuário tem o período de uma hora para embarcar nos horários previamente definidos nos cartões. Não será permitido embarque fora do horário previsto. Das 19h às 21, estarão à disposição nove trens na linha 1 e 16 na linha 2, realizando viagens com intervalo de 8 min; entre 21h e 24h, 16 trens na Linha 1 (a cada 4 min e 30 seg) e 14 na linha 2 (9 min). Na volta, entre a meia-noite e 5h, haverá um reforço na linha 2, com 19 trens operando a cada 7 minutos. A linha 1 terá dez composições trabalhando dentro do mesmo intervalo.
Durante a operação especial não serão aceitos: o Vale Transporte Eletrônico, o Bilhete Único, os Cartões de Integração e os cartões Unitário e Pré Pago do MetrôRio. Eles só voltarão a valer para embarque a partir das 7h do dia 01/01/12.

O MetrôRio distribuirá pulseiras de identificação para as crianças. Elas estarão à disposição dos passageiros também a partir do dia 12, no Espaço do Cliente nas estações Central, Carioca e Botafogo. No dia 31, até as 18h, os postos da Central e Carioca estarão abertos para, além de tirar dúvidas e orientar os clientes sobre a operação, prestar serviços como achados e perdidos. O posto de Botafogo estará fechado.

Cerca de 450 profissionais estarão em ação: 236 agentes de segurança, 34 supervisores de segurança, dez gestores, 80 funcionários de manutenção, 25 operadores no Centro de Controle, 58 condutores de trem e cinco supervisores de trem.

SUPERVIA - A integração da SuperVia com o MetrôRio será realizada exclusivamente através da estação Central. As demais estações operarão somente para desembarque de passageiros.

SAÍDA DE COPACABANA – A PARTIR DA MEIA-NOITE

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES
A partir de 0h do dia 01/01/2012 os passageiros deverão se dirigir às áreas de embarque definidas pela prefeitura.
Área de embarque 1: Rua Barata Ribeiro (entre a Av. Prado Júnior e Rua Rodolfo Dantas) e Rua Tonelero (entre a Praça Cardeal Arcoverde e a Rua Figueiredo de Magalhães)

Passageiros com destino aos bairros: Zona Norte (Abolição, Méier, Tijuca, Vila Isabel, Triagem, Penha, Olaria, Ramos, Jacaré), Centro (Central, Lapa e Rodoviária) e Zona Sul (Urca e Glória) deverão se dirigir para a Av. Barata Ribeiro, entre a Av. Prado Jr. e a Rua Rodolfo Dantas, no lado direito da via;

Linhas:
119, 121, 123, 125, 126, 127, 128, 132, 162, 190 – Centro e Rodoviária;
411, 413, 415, 421, 426, 432, 433, 464– Maracanã, Tijuca e Vila Isabel;
455, 456, 457, 472, 474, 475, 480, 483, 484, 485 – Abolição, Méier, Jacaré, Ramos, Olaria e Penha.
512, 574, 583, 592 – Urca, Glória, Cosme Velho e São Conrado
2015, 2017 e 740-D – Castelo e Charitas
Área de embarque 2: Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão)

Passageiros com destino aos bairros: Centro, Cosme Velho, Largo do Machado, Grajaú e São Cristóvão deverão se dirigir para a Av. Barata Ribeiro, entre a Rua Santa Clara e a Rua Pompeu Loureiro, no lado direito da via;

Linhas:
136, 155 – Centro e Rodoviária
154, 570, 584 – Ipanema, Largo do Machado e Cosme Velho
434, 435, 462, 463 – Grajau e São Cristóvão
Área de embarque 3: Rua Raul Pompéia (entre a Rua Sá Ferreira e Av. Rainha Elizabeth)
Passageiros com destino aos bairros: Cosme Velho, Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz deverão se dirigir para a Rua Raul Pompéia, entre a Rua Sá Ferreira e a Rua Rainha Elizabeth, no lado direito da via;

Linhas:
161, 177, 511, 569, 570, 573, 521, 522, 421, 434 e 435 – Zona Sul (Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Cosme Velho, Gávea, São Conrado).
308, 523, 2012, 318, 387, 382, 314, 360, 2333, 2334, 2335, 2338 – (São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Campo Grande e Santa Cruz).
332, 336, 354, 557 – Bairros de Jacarepaguá
METRÔ - Para voltar, o passageiro pode viajar em qualquer horário entre 0h e 5h e a cor dos cartões unitários de volta é a branca. A volta se dará exclusivamente pelas estações Ipanema/General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado com o uso exclusivo do cartão especial. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.
TÁXIS - Passageiros que desejarem utilizar os táxis deverão se dirigir as seguintes vias:
• Av. Princesa Isabel (na pista sentido Rio Sul e Centro),
• Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão - lado direito)
• Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Vieira Souto.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

- Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público (ônibus, táxis ou metrô);
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;
- Após às 18h o acesso a Copacabana por carro particular não será permitido, mesmo para moradores. Os motoristas devem acessar o bairro antes desse horário;
- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios dos acessos a Copacabana: Ipanema (Rua Bulhões de Carvalho), Lagoa (Corte do Cantagalo) e Botafogo (Real Grandeza, Rua da Passagem e Lauro Muller e Túnel do Pasmado), procurando rotas alternativas para seus trajetos;
- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados;
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;
- Não circular a pé pelos Túneis Major Rubem Vaz e Prefeito Sá Freire Alvim (utilizar a Av. Nossa Senhora de Copacabana).

ORDEM PÚBLICA

O planejamento operacional da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) para o Réveillon 2011/2012 terá início no dia 28/12, às 22h, em toda a orla de Copacabana, com fiscalização 24h, até o dia do evento. Comércio ambulante irregular, estacionamento em local proibido, acampamentos na areia, entre outras desordens, serão coibidas.

NOVIDADES RÉVEILLON 2012

Mais 500 agentes
Mais 29 postos de fiscalização
Mais dois cinturões de fiscalização (Av. Nossa Senhora de Copacabana e Rua Barata Ribeiro)
Monitoramento permanente das três vias de acesso às estações do metrô (Figueiredo de Magalhães, Siqueira Campos e Rodolfo Dantas)

EFETIVO - VIATURAS

1845 Guardas municipais e agentes da Seop
127 Viaturas
20 Reboques
01 Torre de Observação (Orla em frente a Rua Rodolfo Dantas)
12 Segways
BASE OPERACIONAL (localizada na Av. Atlântica com Rua República do Peru)

02 Comandos operacionais (CCU /GM-RIO)
01 Ônibus comando (GM-RIO)
01 Tenda Operacional
03 Caminhões depósitos

FISCALIZAÇÃO

64 Postos ostensivos e bloqueios
9 Comboios (CCU/GM-RIO)


GUARDA MUNICIPAL

De acordo com o Cel. Henrique Lima Castro, comandante da corporação, a Guarda Municipal atuará com 1670 agentes em Copacabana (sendo 370 no trânsito), 57 na Praia do Flamengo, 28 na Ilha de Paquetá e na Ilha do Governador (em cada), 48 na Barra da Tijuca, 44 na Penha, 29 no Piscinão de Ramos, 35 em Sepetiba e 39 em Pedra de Guaratiba.

- Os guardas municipais que estarão atuando na Praia de Copacabana orientarão as pessoas sobre os devidos pontos de ônibus, para que possam se deslocar com segurança. Além disso, teremos GMs na Av. N. Sa. de Copacabana cuidando do ordenamento público, para impedir que as pessoas que irão transitar naquela via sejam incomodadas com a presença de ambulantes que atrapalham o direito de ir e vir do cidadão – disse o coronel.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana durante a noite de Réveillon. Sete postos de atendimento médico (um a mais que no ano passado) estarão à disposição da população, com 193 profissionais de saúde trabalhando durante todo o evento, sendo 70 médicos. As unidades contarão com 72 leitos, sendo 14 de suporte avançado, além de 30 poltronas de hidratação.

Para os casos mais graves, que necessitarem de remoção, 70 ambulâncias estarão de prontidão. As unidades ficarão em frente às ruas Princesa Isabel, Duvivier, Fernando Mendes, Paula Freitas, Santa Clara, Bolívar e Souza Lima. Os postos funcionarão a partir das 17h do dia 31/12 até o término dos festejos.

Todos os postos estarão preparados para atender os casos de emergência, com equipamentos de suporte à vida para a monitoração e estabilização dos pacientes a poltronas de hidratação. Os hospitais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) municipais estarão com suas equipes prontas para dar apoio aos atendimentos mais graves e receber as transferências, que serão realizadas pela Central de Regulação.

No último Réveillon, foram atendidas nos seis postos montados no bairro 861 pessoas e realizadas 19 remoções. Durante a coletiva, José Alfredo Padilha, coordenador médico de eventos da Prefeitura do Rio, destacou as principais causas de atendimento no Réveillon:

- A maioria dos casos de atendimento são intoxicação alcoólica, dor de cabeça, ferimentos e cortes, entorses e luxações. Por isso, é necessário que as pessoas tenham mais cautela, não carreguem objetos e materiais cortantes e quem beber muito, procure se afastar do mar, para evitar acidentes - lembrou Padilha.


DEFESA CIVIL MUNICIPAL

A Defesa Civil terá também 15 técnicos na coordenação das ações de monitoramento e de contingência entre os órgãos envolvidos, caso haja qualquer eventualidade na orla. Foi montado um sistema de comunicação integrado entre todos os órgãos e a Defesa Civil, via canais exclusivos de rádio, para facilitar o intercâmbio entre os envolvidos no evento. Os profissionais ficarão baseados em um Centro Móvel de Operações.


CORPO DE BOMBEIRO

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro atuará com três frentes de ação operacional: terrestre, marítima e atendimento pré-hospitalar. Os profissionais contarão com viatura de apoio aéreo, grupos de intervenção rápida (GIR), viaturas auto-táticas de emergência (ATE) – com funções de salvamento, combate à incêndio e atendimento pré-hospitalar, e duplas de maqueiros ao longo da orla. No total, serão 150 bombeiros atuando na operação terrestre, 65 guarda-vidas e 35 militares no atendimento pré-hospitalar.


COMLURB

Com o objetivo de garantir uma virada de ano com a cidade limpa e agradável para cariocas e turistas, a Comlurb aumenta seu efetivo nas ruas e intensifica a limpeza pública nas festas de fim de ano.

Durante a manhã e tarde do dia 31/12/2011, a programação de limpeza da cidade será mantida conforme a rotina estabelecida, porém haverá um reforço na orla da cidade, em função das festividades. Em Copacabana e no Leme haverá uma equipe extra de garis, especialmente programada a partir das 7h, para garantir a manutenção da limpeza da festa.

Considerada a maior e mais ágil programação de limpeza de litoral, a Operação Réveillon tem início às 6h do dia 01/01/2012 e mobiliza 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos. Toda a orla carioca, inclusive as praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e o Piscinão de Ramos, recebem atenção especial no período de festas.

A limpeza da Praia de Copacabana fica a cargo de 1300 garis, 100 viaturas e 23 equipamentos. Toda a orla, do Posto Seis ao Leme, recebe ainda 1.000 contêineres plásticos de 240 litros.

As pistas de rolamento e calçadas serão lavadas e desodorizadas após os festejos. A proposta da companhia é restabelecer o padrão de limpeza das praias e vias de acesso até às 10h do dia 01/01/2012.

Incluído entre os mais belos espetáculos de passagem de ano no mundo, o Réveillon do Rio tem atraído um público cada vez maior. No dia 01/01/2011, a Comlurb registrou a remoção de 610 toneladas de lixo em todas as praias da cidade, após o Réveillon. Em Copacabana, local de maior concentração popular, foram removidas 295 toneladas de lixo. Em seguida, veio a Barra da Tijuca, de onde os garis retiraram 109 toneladas.

- Temos um desafio enorme, já que atuaremos em toda a orla do Rio de Janeiro. Faremos uma mega operação de limpeza. Além disso, a preparação da prefeitura para a orla prevê a manutenção e revisão de toda a iluminação de toda a orla do Rio e limpeza de ralos para melhorar a drenagem em caso de chuva. Outra iniciativa é que todas as obras e reparos em vias públicas estão suspensas até o dia 4 de janeiro – falou o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osorio.

Fonte: Prefeitura Rio