15 dezembro, 2011

Rio terá a melhor temporada de verão dos últimos anos

 

RIOTUR

O Rio de Janeiro literalmente vai ferver no próximo verão. Na rota dos turistas nacionais e estrangeiros, a Cidade Maravilhosa será parada obrigatória, principalmente para brasileiros e sul-americanos. Apesar da crise econômica no hemisfério norte, os europeus e americanos também não deixarão de conhecer nossas belezas naturais e aproveitar o verão carioca. A expectativa da Riotur para a temporada 2011/2012 (período de dezembro a março) é de que o Rio de Janeiro receba mais turistas do que no período passado. De acordo com pesquisa, a cidade deve atrair 3.017 milhões de visitantes, gerando uma renda de US$ 2.233 bilhões. No verão passado, a cidade recebeu 2.684 milhões de turistas, e a renda foi de 1.976 bilhões de dólares.
“Com o agravamento da crise na Europa, a tendência é ocorrer uma substituição do turista europeu pelo sul-americano. Isso se deve não somente a crise, mas ao fato do turismo na América do Sul ter crescido mais do que no restante do mundo, incluindo o Brasil. Porque o brasileiro também vem se mostrando muito propenso a viajar. O turismo interno é visto como uma boa opção e oportunidade para conhecer o nosso país. E o Rio de Janeiro se consolida como uma rota obrigatória. Mas o turista americano e o europeu também estarão presentes na cidade. A temporada promete ser muito boa”, explica o secretário Municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Sondagem realizada pelo Ministério do Turismo em julho de 2011 revelou que 34,4% dos brasileiros estão propensos a viajar nos seis meses seguintes a pesquisa, contra 25% na sondagem feita em julho de 2010. Destaque para o turismo marítimo, devido ao grande número de brasileiros que fazem o turismo de cabotagem, que são navios que viajam entre portos brasileiros. Do total de turistas que o Rio deve receber no próximo verão, 2.262.750 milhões são nacionais e 754.250 mil, internacionais. Os números são superiores a última temporada: 2.013.000 brasileiros e 671.000 estrangeiros.

Mais turistas em 2011 do que em 2010


A estimativa da Riotur é fechar 2011 com aumento de turistas estrangeiros vindo para o Rio de Janeiro durante este ano (janeiro a dezembro): 1.850 milhão, contra 1.610 em 2010. Segundo a Riotur, a marca de turistas nacionais também deve ser superada: 6,5 milhões de visitantes brasileiros, contra 6 milhões em 2010. A taxa de ocupação hoteleira de 2011 deve fechar com média anual de 80%, segundo a ABIH-RJ.


“Os números são animadores e sem dúvida alguma o reforço do calendário de eventos da cidade fez com que os hotéis cariocas praticamente não enxergassem baixa temporada”, diz o secretário.


Entre os eventos que mais se destacaram no calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro estão o Rock in Rio, UFC Rio, show do Paul McCartney, Justin Bieber e Pearl Jam, Campeonato Mundial e Surf, além do Carnaval.

 

Fonte:  RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro