15 dezembro, 2011

Veja 10 dicas para fazer uma viagem de avião no Brasil ou no exterior.

 

  • Respeite as normas de segurança, como não usar celular enquanto o avião estiver com as portas fechadas, não fumar durante todo o voo, etc.
  • Durante todo o voo, quando não precisar levantar, mantenha o cinto de segurança afivelado e fique sempre sentado(a), isso pode evitar acidentes sérios em caso de uma turbulência inesperada.
  • Para que a viagem de avião não se torne um tédio, a dica é arrumar algo para fazer a bordo, tal como bater papo, ler um jornal, revista, usar o notebook, tablet, enfim, procure algo para se distrair.
  • Dormir nem sempre é tarefa fácil dentro do avião, os assentos quase sempre são desconfortáveis, a poltrona reclina pouco, existe barulho, entre outros motivos, por isso, se você quer mesmo dormir a bordo, leve algo para apoiar a cabeça e de preferência um protetor auricular para evitar os ruídos.
  • Lembre-se que equipamentos eletrônicos não podem ser usados em alguns momentos durante o voo, tais como, na decolagem e no pouso. Aparelhos celulares devem ser mantidos no modo avião e desligados.
  • Caso não esteja familiarizado(a) com os procedimentos de emergência a bordo, fique atento(a) aos procedimentos demonstrados pelos comissários antes da decolagem, ou se preferir, leia o cartão com instruções de segurança, que se encontra no bolso da poltrona na sua frente.
  • Não leve bagagem de mão em excesso e nem objetos muito grandes, porque muitas vezes eles não podem ser acomodados no bagageiro a bordo, aí você vai precisar colocar o objeto embaixo da poltrona na sua frente e isso impede que você possa movimentar e esticar as pernas, em um espaço que já é limitado.
  • Se você acha que vai sentir fome a bordo, leve algo leve de casa para comer durante o voo ou se preferir, compre algo antes de ir para o aeroporto. Os lanches a bordo, quando existem, nem sempre agradam, principalmente em voos nacionais. Por outro lado, comprar no aeroporto vai lhe custar bem mais caro. Líquidos têm restrições na bagagem de mão em voos internacionais.
  • Manter a etiqueta a bordo e a boa educação é fundamental para o bom convívio com os demais passageiros, por isso, sempre que possível, tome banho antes de viajar, vista uma roupa adequada para a viagem, não ronque se resolver dormir, não faça barulho em excesso, respeite o assento designado a você, etc.
  • Avião não é lugar para jogar ou deixar lixo. Assim como você não gostaria de sentar em um lugar sujo, respeite o direito dos demais passageiros que vão embarcar. Entregue todo o lixo para o(a) comissário(a) no momento em que este(a) passar recolhendo.

10 dicas para fazer uma viagem de avião no Brasil ou no exterior