20 julho, 2012

CARNAVAL 2 0 1 3

 

DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIALConfira a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2013 -  RJ

No mais longo e emocionante sorteio dos últimos tempos, as Escolas de Samba do Grupo Especial definiram na noite de segunda-feira, 16 de julho, a sua ordem de desfile no Carnaval 2013, que voltará a ter seis agremiações no Domingo de Carnaval, 10 de fevereiro, e outras seis na Segunda-Feira, 11 de fevereiro. A última colocada descerá para o Novo Grupo de Acesso, de onde a vencedora será promovida para integrar a elite do samba em 2014.

Dando as boas vindas aos representantes de agremiações que lotavam a praça central da Cidade do Samba, o presidente da LIESA, Jorge Castanheira, explicou que duas Escolas não participariam do sorteio. Como determina o Regulamento, a vencedora do antigo Grupo de Acesso A - a Inocentes de Belford Roxo - e a 11a classificada no último desfile do Grupo Especial - a São Clemente -, abririam, respectivamente, os desfiles de Domingo e Segunda-feira.

Pares - As outras dez Escolas foram divididas em cinco pares assim constituídos: 1) Unidos da Tijuca e Beija-Flor; 2) Vila Isabel e Salgueiro; 3) Grande Rio e Mocidade; 4) Portela e Mangueira; e 5) União da Ilha e Imperatriz. Os representantes de cada uma delas subiram ao palco para sortear bolinhas numeradas de 1 a 10; o que tirasse a bolinha com o número maior teria o direito a escolher o dia de seu desfile.

Os placares do sorteio das duplas foram: Unidos da Tijuca (bolinha no 7) x Beija-Flor (bolinha no 10); Vila Isabel (bolinha no 4) x Salgueiro (bolinha no 3); Grande Rio (bolinha no 9) x Mocidade (bolinha no 4); Portela (bolinha no 1) x Mangueira (bolinha no 2); e União da Ilha (bolinha no 3) x Imperatriz (bolinha no 5). Os cinco vencedores optaram pela Segunda-feira.

Os grupos ficaram assim constituídos: Domingo: Unidos da Tijuca, Salgueiro, Mocidade, Portela e União da Ilha, além da Inocentes; Segunda-feira: Beija-Flor, Vila Isabel, Grande Rio, Mangueira e Imperatriz, além da São Clemente.

Troca - A próxima etapa do sorteio definiria a ordem de apresentação das Escolas, com os representantes tirando bolinhas com números entre 2 e 6. A número 1 não foi usada, pois era correspondente à primeira posição de desfile, já definida para a Inocentes, no Domingo, e a São Clemente, na Segunda-feira. Depois do sorteio, como permitia o Regulamento, os presidentes puderam tentar a troca de posições dentro do mesmo dia de desfile. Isso ocorreu na Segunda-feira, com a troca entre a Imperatriz e a Mangueira.

O apresentador Jorge Perlingeiro e o presidente da LIESA, Jorge Castanheira, fizeram uma homenagem a Dicró na pessoa do filho do sambista, Roberto Dicró, que lembrou alguns sucessos do "tenor da Baixada", acompanhado pelo Grupo Deita e Rola.

Veja como ficou a ordem de apresentação das Escolas de Samba do Grupo Especial para o Carnaval 2013:

C A R N A V A L 2 0 1 3
DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO
GRUPO ESPECIAL

Domingo, 10/02/2013
SAMBÓDROMO
Ínício de Desfile Segunda-Feira, 11/02/2013
SAMBÓDROMO
Inocentes de B. Roxo Às 21 horas São Clemente
Salgueiro Entre 22h05 e 22h22 Mangueira
Unidos da Tijuca Entre 23h10 e 23h44 Beija-Flor
União da Ilha Entre 00h15 e 01h06 Grande Rio
Mocidade Entre 01h20 e 02h28 Imperatriz
Portela Entre 02h25 e 03h50 Vila Isabel
CONCENTRAÇÃO
Escolas de ordem ímpar - Balança 
Escolas de ordem par - Correios
ACESSO/ REBAIXAMENTO
A vencedora do Novo Grupo de Acesso será promovida para o Grupo Especial, em 2014.
A última colocada do Grupo Especial será rebaixada para o Novo Grupo de Acesso.
OBS - As Escolas de Samba Mangueira e Imperatriz trocaram a sua ordem de desfile dentro do tempo previsto no Regulamento

Fonte: LIESA