13 setembro, 2012

PROJETO TÁXI! CORRIDA PARA O FUTURO

Durante o treinamento, taxistas terão aulas de legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, inglês e espanhol, entre outros conteúdos

PROJETO TÁXI! CORRIDA PARA O FUTURO

Os taxistas do Rio terão a oportunidade de se capacitar para receber melhor os turistas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro) abriu inscrição, nesta quarta-feira (12), para o curso “Táxi, corrida para o futuro” que vai treinar 120 motoristas até março de 2013.

Esta é a quinta edição do treinamento, que é realizado em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). As aulas começam no dia 24 de setembro e terminam em março de 2013, totalizando cerca de 6 meses de aprendizado. Os interessados devem se inscrever até o dia 21 de setembro pelo site do Detran.

O curso é gratuito e será ministrado em três turnos com as seguintes disciplinas: trânsito seguro - que engloba legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, relacionamento interpessoal, convívio social, mecânica básica e meio ambiente - inglês básico, espanhol e noções de turismo.

As aulas serão ministradas no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Manguinhos, na Avenida Leopoldo Bulhões, 530, Benfica, subúrbio do Rio. Quem completar toda a carga horária obrigatória e for aprovado nas disciplinas receberá um certificado.

CURSO TÁXI CORRIDA PARA O FUTURO

Já estão abertas as inscrições para as turmas do segundo semestre de 2012 do Curso Táxi Corrida para o Futuro em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

O Projeto antecede aos grandes eventos que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro: Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas de 2016 e visa à capacitação dos taxistas para a redução do risco no trânsito, o desenvolvimento do turismo e da cultura do Estado do Rio de Janeiro e a promoção da condução exemplar tão necessária para a construção de um trânsito seguro e solidário.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Taxistas do Estado do Rio de Janeiro que atendam aos seguintes requisitos:

·         Ser inscrito no órgão concedente municipal;

·         Possuir certidão negativa do registro de distribuição criminal do 1º, 2º,3º e 4º Ofício emitida a partir de setembro de 2007 (poderá ser apresentada no prazo de 30 dias);

·         Possuir Carteira Nacional de Habilitação na validade;

·         Não possuir processo administrativo que vise à "Suspensão" ou "Cassação" do direito de dirigir;

·         Não possuir 20 pontos no somatório das infrações nos últimos 12 meses (03/09/2011 a 03/09/2012).

 

* Falsidade Ideológica – Código Penal Brasileiro
Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular

COMO VÃO FUNCIONAR AS TURMAS?

Turma

Período

Dias

Turno

Local

Endereço

A

Início
24/09/12

Término
11/03/13

Terça, quinta e sexta.

08h às 11h20

CVT Correios

Avenida Leopoldo Bulhões 530-F - Benfica

B

Terça, quarta e quinta-feira.

14h às 17h20

C

Segunda, quarta e sexta-feira

14h às 17h20

QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS?

·         Trânsito Seguro - Legislação de trânsito (10h); Direção Defensiva (10h); Noções de Primeiros Socorros (7h); Relacionamento Interpessoal e Convívio Social (13h) e Mecânica básica e Meio Ambiente (10h).

·         Inglês básico - diálogos e vocabulário para facilitar a comunicação com o turista (50h).

·         Espanhol básico - diálogos e vocabulário para facilitar a comunicação com o turista (50h).

·         Turismo – apresentação de atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro (6h).

OBSERVAÇÃO:

Os alunos deverão comparecer à Sede do DETRAN – Av. Presidente Vargas, 817, 13º andar – Coordenadoria de Educação até o dia 21/09 para entrega dos documentos solicitados e assim, confirmar a matrícula.

COMO SE INSCREVER?

·         As inscrições serão efetuadas a partir do dia 11/09/12 através do portal do DETRAN:

Faça aqui sua inscrição aqui

 

·         A critério do DETRAN as inscrições poderão ser prorrogadas.

QUAIS SÃO AS ETAPAS?

·         O candidato se inscreverá pelo portal do DETRAN;

·         O DETRAN avaliará se o candidato apresenta todos os requisitos estabelecidos;

·         Os candidatos aprovados inscritos no portal deverão apresentar originais e cópias da CNH e o Cartão de Identificação de Transporte (CIAT-RIO) no dia da aula inaugural visando a efetivação da matrícula;

·         As Certidões Negativas, originais e cópias, deverão ser entregues na Sede do DETRAN – Av. Presidente Vargas, 817, 13º andar, até o dia 18/10.

E A METODOLOGIA?

·         Serão oferecidas 120 vagas para 03 turmas, sendo 40 alunos por turma;

·         Os 120 taxistas por ordem de inscrição que atenderem aos critérios estabelecidos, terão as inscrições confirmadas;

·         As aulas terão a duração de 3 horas e 20 minutos por dia;

·         Ao final do curso, os alunos com frequência superior a 70% e aprovados com, no mínimo, nota 7 em cada módulo, serão certificados.

 

Fonte; DETRAN - RJ