08 novembro, 2012

Microsoft confirma investimento de R$ 200 milhões e centro de pesquisa no Rio

microsoft-rio de janeiro

 

 

A Microsoft confirmou que pretende investir R$ 200 milhões ao longo de cinco anos no Brasil nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. 

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (7), em Brasília, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na presença do ministro Antônio Raupp, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O principal ponto previsto é a criação de um centro de pesquisas (chamado de Laboratório de Tecnologia Avançada, ou ATL, na sigla em inglês) da empresa no Rio de Janeiro. O centro da Microsoft será instalado em um prédio no centro histórico da capital fluminense, e se juntará a centros semelhantes instalados pela empresa na Alemanha, em Israel e no Egito.

O plano também inclui: a criação de uma empresa de investimentos no Brasil; a fundação de uma aceleradora de negócios focada em empresas emergentes de base tecnológica (as chamadas startups); a abertura de um centro de desenvolvimento da plataforma de busca da Microsoft (Bing); e o compromisso com a revitalização do edifício Barão de Mauá, que é patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro e abrigará todos esses projetos.

"Temos ainda planos de compartilhar nosso conhecimento com as empresas emergentes que serão apoiadas pela aceleradora - parte importante do nosso investimento estratégico", afirma Henrique Malvar, cientista-chefe da Microsoft Research no mundo.

Desde 2010, companhias como IBM, EMC e Qualcomm já anunciaram investimentos desse tipo no país.

Fonte: uol