26 fevereiro, 2013

25ª Super Rio Expofood 2013

25ª Super Rio Expofood 2013

VAREJO SUSTENTÁVEL

Nunca o título da apresentação foi tão necessário

A 25ª edição do Evento Super Rio Expofood 2013 será um verdadeiro show de Conhecimento, Oportunidade de Negócios e Sustentabilidade por parte dos varejistas, atacadistas, assim como também pelas indústrias e prestadoras de serviços presentes.

Em meio a inúmeras citações, o termo Sustentabilidade tem significado ainda não muito claro para os varejistas. Assim deve o segmento de varejo buscar referências para que possam desenvolver Práticas Sustentáveis genuínas e deste modo obter a preferência dos consumidores ao comunicá-las de maneira responsável.

Não faz muito tempo, bastava às empresas oferecer bons produtos e serviços, e tratar de forma ética seus fornecedores e parceiros para obter uma boa imagem perante o mercado. Com o tempo as exigências foram aumentando e passou a ser necessário possuir uma política de recursos humanos e dar atenção adequada aos funcionários de um modo geral, buscando ofertar aos mesmos, além dos salários, os benefícios essenciais, tais como: Vale Transporte, Plano de Saúde, Auxílio Alimentação, e muitos outros.

A cada nova exigência do mercado, a fim de se manter admiradas e respeitadas, as empresas passaram a ter que criar estruturas internas e formalizar ações que atendessem a essas exigências.

A palavra de ordem atual passou a ser COMUNIDADE. Começamos a prestar atenção na forma como as empresas se relacionam com a comunidade a sua volta, não simplesmente respeitando-a, mas atuando de forma ativa para ajudá-la. É uma nova consciência do contexto social e cultural no qual se inserem as empresas, a chamadaResponsabilidade Social, como premissa para Sustentabilidade.

Será que uma loja que tenha e pratique políticas de Responsabilidade Social, assim como também tenha Práticas Sustentáveis poderá ser lucrativa comparando-a com as atuais?

Sim! Uma loja sustentável poderá trazer alguns benefícios, tais como:
• Oferecer uma melhor experiência de compras, por ter mais baixos custos operacionais e baixos impactos sobre as pessoas e o meio ambiente;

• Redução do consumo de água e energia;

• Gestão das operações realizadas dentro dos melhores padrões internacionais;

• Estabelecimentos de critérios para seleção de fornecedores e seus produtos, preferencialmente sustentáveis, e certamente será um caminho de diferenciação qualificada.
Hoje não está mais em discussão se o varejo irá aderir ou postergar a sua assunção quanto a Responsabilidade Social e as ações de Sustentabilidade, mas sim, o quão mais rápido estas aderências se darão.

Contando com a promoção e realização da ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a ESCALA EVENTOS, o evento terá este ano, comparativamente com o ano anterior, um maior número de expositores com produtos, serviços, equipamentos e tecnologia das melhores marcas nacionais e internacionais, para empresários das áreas de supermercados, atacadistas, hotéis, restaurantes, panificadoras, confeitarias, lojas de conveniência, franquias, farmácias e drogarias, e assemelhados, distribuídos por todo o pavilhão 4 no Centro de Convenções do Riocentro.

MARQUE EM SUA AGENDA
25ª SUPER RIO EXPOFOOD - 19 A 21 DE MARÇO DE 2013
VAREJO SUSTENTÁVEL
PAVILHÃO 4 - RIOCENTRO - RJ
Data: 20/Março até 22/Março
Site: www.superrio.com.br
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca - Tel. 3035-9100
Local: Riocentro - Pavilhão 4