16 maio, 2013

Dia do Gari

 

 

Rio de Janeiro - Comlurb promove eventos em homenagem aos 14.608 garis da cidade 

dia do gariEles estão, diariamente, por todos os cantos do Rio desempenhando funções como coleta de lixo domiciliar, varrição, poda de árvores, limpeza de encostas e praias, manutenção de parques e limpeza de hospitais e escolas públicas. Os 14.608 profissionais de limpeza pública carioca comemoram nesta quinta-feira (16/05) o Dia do Gari com festa na Cinelândia. Para valorizar o importante trabalho prestado à Cidade Maravilhosa, a Prefeitura do Rio promove uma série de atividades na praça, das 10h às 13h, para homenageá-los. Haverá desfile com cada tipo de gari, apresentando as diferentes atividades que eles exercem, seus uniformes e equipamentos de trabalho utilizados em cada função; e apresentações do Coral da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), do Mascote Super Gari e do gari passista Renato Sorriso.
 
- A figura do gari simboliza o que há de melhor na Comlurb e no povo carioca. Batalhador, esforçado, um guerreiro incansável que não perde o brilho no olhar e o sorriso no rosto. Eles merecem nossa admiração – explica o presidente da Comlurb, Vinicius Roriz. Ícone da Comlurb e representante internacional do gingado e simpatia cariocas, Renato Luiz Feliciano Lourenço, 48 anos, mais conhecido como Renato Sorriso, está desde 1995 na Companhia. Gari da Praça Xavier de Brito, na Tijuca, Sorriso acredita que, além de manter a cidade limpa, os garis também têm a função de educar os cidadãos quanto ao descarte do lixo:
 
- É fundamental compartilhar com a população o que é limpeza urbana. Somos os educadores da limpeza. Nunca tive vergonha de ser gari, sou muito feliz com o meu trabalho. Tenho vergonha das pessoas que sujam a cidade.
 
O Dia do Gari foi instituído em outubro de 1962 através da Lei nº 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda, e foi comemorado pela primeira vez em 1963. O nome gari teve origem em Aleixo Gary, francês residente no Rio que criou o primeiro sistema de limpeza pública no Brasil, em 1876.
 
Há cinco anos na Comlurb, atuando na conservação do prédio da prefeitura, a gari Flaviana Barbosa, 27 anos, também tem orgulho de sua profissão:
 
- Sempre gostei de limpeza e adoro o que faço. Posto sempre fotos uniformizada na rede social porque tenho orgulho de ser gari. O trabalho do gari é muito importante e é um serviço que funciona bem na nossa cidade.
 
A Comlurb é a maior organização de limpeza pública na América Latina e tem a missão de conservar a cidade limpa com foco na saúde, educação e preservação do meio ambiente. A Companhia tem um total de 20.754 funcionários, sendo 14.608 garis. Ainda como parte das comemorações do Dia do Gari, haverá no dia 26/05, um domingo, uma corrida e caminhada, a partir das 8h, na Quinta da Boa Vista. A atividade promove a integração entre os profissionais da Companhia, além de reforçar a importância de praticar uma atividade física.